You are here: Home / Educação
O direito de uma pessoa à instrução
Existe uma enorme diferença entre reconhecerem o direito de uma pessoa à instrução e obrigarem-na a ter uma instrução que não deseja e de que não precisa. E que, além disso, a impede de aprender a trabalhar.
(Paulo Geraldo)
Quero ajudar-te a crescer belo
Quero ajudar-te a crescer belo como Deus quis que fosses quando pensou em ti pela primeira vez.
(George MacDonald)
Para ele ser maduro
Mas sucede que a responsabilidade não nasce senão depois de se ter cultivado cuidadosamente, demoradamente, a semente da responsabilidade. Passámos anos a fomentar no menino um estilo de vida irresponsável, e agora, de repente, exigimos-lhe que seja responsável? Passámos anos a apaparicá-lo, e agora queremos que seja maduro? Para ele ser maduro, teria sido necessário que tivesse vivido: que tivesse passado experiências diversas, que tivesse enfrentado obstáculos, que tivesse feito coisas sozinho, que tivesse errado e emendado depois os erros, que se tivesse aperfeiçoado à custa de esforço pessoal. E nós temos feito tudo para lhe evitar esses obstáculos, essas experiências e esse esforço.
(Paulo Geraldo)
Diz-me, e eu esquecerei
Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei.
(Autor desconhecido)
Se os teus projectos forem para um ano
Se os teus projectos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo.
(Provérbio chinês)
Trabalho infantil
É realmente monstruoso que o trabalho infantil seja explorado. Ficamos chocados com isso, e fazemos muito bem, pois qualquer género de exploração é odiosa. Mas o trabalho durante a juventude é coisa útil e necessária. É a trabalhar que se aprende a trabalhar. É na juventude que se devem adquirir as capacidades – de esforço, de persistência, de concentração… – que o trabalho exige. O trabalho, com a medida adequada às características e à idade de cada um, edifica o homem. Molda-lhe as virtudes, o carácter e os músculos.
(Paulo Geraldo)
É muito natural
É muito natural que um filho aprenda a trabalhar ajudando o pai, com este a seu lado. Há muitas profissões e ofícios – digníssimos e necessários – que não se aprendem nos livros. A vida está cheia de tarefas que apenas se aprendem quando se trabalha nelas.
(Paulo Geraldo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário